Agende seu exame

Vectoeletronistagmografia

6 de setembro de 2009

A VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA é parte fundamental da rotina da avaliação otoneurológica e através de diversas provas visa analisar de forma minuciosa os sistemas envolvidos na manutenção do equilíbrio corporal, ou seja, na tríade composta por sistema vestibular (orelha interna e suas inter-relações com tronco encefálico e cerebelo), sistema visual/ocular (olhos e suas inter-relações com SNC) e sistema propioceptivo (músculos, articulações, tendões), auxiliando na identificação de possíveis alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto, popularmente conhecidas como “labirintites.

As PRINCIPAIS INDICAÇÕES para o exame são para indivíduos que apresentam:

- Qualquer tipo de tontura ou desequilíbrio
- Zumbido e/ou perda auditiva sensorioneural
- Cinetoses,
- Cefaléia,
- Síndrome do pânico,
- Quedas,
- Sndromes de tronco encefálico e cerebelo.

Sendo a TONTURA o sintoma mais freqüente para indicação do exame.003

Depois de dor de cabeça, a TONTURA parece ser o sintoma a mais comum”. em consultórios médicos. Estima-se que cerca de 42% dos adultos queixam-se de tontura em alguma época de suas vidas. Os diferentes tipos de tontura podem ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em idosos e o  sexo feminino parece ser o mais acometido. As tonturas podem afetar de diferentes modos a qualidade de vida. Podem ser leves, moderadas ou intensas, esporádicas, freqüentes ou constantes e, além da desconfortável sensação de perturbação do equilíbrio corporal, podem vir acompanhadas de prejuízo da memória, dificuldade para entender, fadiga física e mental, dificuldade para ler e escrever. A insegurança física gera insegurança psíquica, o que pode ocasionar ansiedade, depressão e pânico

O PROFFISIONAL que realiza a VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA:

- Fonoaudiólogo

Os OBJETIVOS fundamentais do exame:

- Confirmar ou infirmar o comprometimento vestibular
- Saber qual o lado lesado (direito, esquerdo ou ambos)
- Saber se o distúrbio é periférico (labirinto e VIII nervo), central (núcleos, vias e inter-relações com outras estruturas do sistema nervoso central) ou misto.
- Verificar o tipo da lesão vestibular (irritativa ou deficitária).
- Ajudar na identificação da causa, pela contribuição ao estabelecimento de uma hipótese diagnóstica
- Estabelecer o prognóstico
- Monitorizar a evolução do paciente tratado e da sua doença
- Modificar, se necessário, a orientação terapêutica, com base no acompanhamento dos sinais objetivos aos exames.
- Decidir quando o tratamento deve ser encerrado, após a resolução dos sintomas e/ou sinais ou a obtenção do melhor resultado possível.

As INSTRUÇÕES PREPARATÓRIAS para o exame são as seguintes:

- Evitar bebidas alcoólicas e uso de medicamentos não essenciais, tais como: tranqüilizantes, narcóticos, anti-histamínicos, anti-vertiginosos, antialérgicos e etc., 48 horas antes da realização do exame.
- Não comer e não beber três horas antes do exame
- Não beber chá, chocolate ou café e não fumar do dia do teste.
- Evitar fadiga excessiva na véspera e no dia do exame
- Pacientes, principalmente idosos, com problemas clínicos importantes, e crianças devem ser acompanhados por um familiar ou responsável.
- Caso o paciente use lentes de contato deve retirá-las no momento do exame.

O exame é  indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos. Os pacientes são submetidos a testes visuais com barras luminosas, em que devem acompanhar com o olhar o deslocamento de sinais luminosos, e testes calóricos (com ar), em que as orelhas são expostas a ar quente e ar frio, que estimulam de forma diversa o labirinto.

As  REAÇÔES ADVERSAS ao exame:

- Tonturas discretas e/ou náuseas que cessam após o término do exame.

Agende seu exame