• Unidade Centro (24h)
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp
    (86) 99573-8479

Você já se imaginou sem voz?

9 de outubro de 2019
oto

“Assim como se vão os amores e as estações do ano, nossa voz também pode nos deixar. Há uma série de fatores que levam a tal situação, mas meu texto não é sobre isso. Meu texto é sobre abundância, resiliência, propósito e amor. Em 2011, minha mãe foi diagnosticada com câncer de laringe em estágio avançado. Lembro como se fosse hoje o momento em que nos sentamos em um agradável restaurante na frente do mar para discutir os próximos passos de algo não tão agradável. Ela tinha 39 anos. Eu, 18. Ambos estávamos com medo.

Eu aprendi muito cedo que a coragem não é a ausência do medo, mas o ímpeto para enfrentá-lo. Assim como aprendi que não adianta perguntar ao universo o porquê de determinada situação acontecer com a gente, mas refletir sobre o que ela tem para nos ensinar. Não é um processo fácil, mas é possível. Minha mãe fez radioterapia e quimioterapia, as quais não se mostraram suficientes, incorrendo na necessidade da cirurgia. Uma cirurgia onde já sabíamos que ela entraria calada e sairia muda. Tal procedimento salvou sua vida, porém provocou mutilações irreparáveis, tanto físicas como psicológicas.

Como continuar vivendo a partir dali era a grande questão. Estávamos todos fragilizados: ela, por perder sua identidade; eu, por sentir o sofrimento da pessoa que mais importa para mim e pouco poder fazer a respeito; meu padrasto, por ver a mulher da sua vida quase morrer.

Nos unimos. Nos curamos. Nos amamos. E, sobretudo, continuamos a sorrir. Inclusive ela.”

*Gabriel Marmentini é empreendedor social na ACBG Brasil e no Politize!.

Para ajudar a reduzir suas chances de desenvolver câncer de garganta, siga os seguintes passos:

- Não fume ou use produtos de tabaco. Se você fuma ou usa produtos de tabaco, peça ajuda para abandonar esses hábitos .
- Beba álcool apenas com moderação. O consumo moderado de álcool é de dois drinques por dia para homens e um drinque por dia no caso de mulheres.
- Coma uma dieta saudável com um baixo teor de gorduras saturadas e um alto teor de grãos integrais , frutas e legumes.
- Visite seu médico e dentista regularmente para exames e exames de câncer.
Fonte: Saúde

Escreva um comentário