• Unidade Centro (24h)
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp
    (86) 99573-8479

Você costuma coçar muito os ouvidos?

19 de novembro de 2009

A coceira nos ouvidos é uma sintoma extremamente irritante. Pode resultar de alterações da pele do canal auditivo, causadas por fungos, dermatite crônica ( inflamação da pele), dermatite seborréica ( semelhante à caspa dos cabelos), cera seca e laminada, e alergia, com repercussão neste local.

Na maior parte das vezes, recomenda-se que não se introduzam objetos no ouvido para coçar, a fim de não traumatizar nem desproteger a pele. Prefere-se o uso de gotas otológicas específicas, conforme a causa, e , em alguns casos, dietas reduzindo alimentos gordurosos, carboidratos (açúcar e amido) , chocolate, etc.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia

41 Comentários

  1. Esmerino
    6 de março de 2010

    Essas informações são de muita importancia
    na vida da gente..

    10 pra vcs!!!


  2. Gislaine
    25 de junho de 2010

    Eu tenho esse problema já tem uns 3 anos, usei alguns remédios que melhoraram o sintoma, mas dps volta tudo de novo. Chega ser insuportável!!!
    Mas foi mto bom saber um pouco sobre esse tipo de problema, toda informação é sempre bem vinda. Ah e vi uma receitinha em outro site que me ajudou mto e se tiver alguém com esse problema pode usar tbm, alivia mto a oceira. Misture um pouquinho de alcool com vinagre e passe no ouvido, arde um pouquinho, mas é mto bom!!!


  3. Gislaine
    25 de junho de 2010

    Eu tenho esse problema já tem uns 3 anos, usei alguns remédios que melhoraram o sintoma, mas dps volta tudo de novo. Chega ser insuportável!!!
    Mas foi mto bom saber um pouco sobre esse tipo de problema, toda informação é sempre bem vinda. Ah eu vi uma receitinha em outro site que me ajudou mto e se tiver alguém com esse problema pode usar tbm, alivia mto a coceira. Misture um pouquinho de alcool com vinagre e passe no ouvido, arde um pouquinho só na hora, mas é mto bom!!!


  4. Ana Luara
    8 de agosto de 2010

    Eu coloquei gotas de água oxigenada 10 volumes, e foi muito bom! Faz um barulhinho de bolhas estourando, muito legal. Senti-me muito melhor!


  5. Tabada
    21 de setembro de 2010

    Boa tarde, a cada 30 dias tenho q fazer lavagem, pois sinto mta coceira e entope com frequencia…. meu ouvido cria uma feridinha e chega a sangrar, ja procurei um especialista e eles falam q é alergia renite …so melhoro qdo faço lavagem e qdo eu faço sangra mto…. a ultima vez coloquei cerumim e meu ouvido ficou espumando como se eu tivesse colocado agua oxigenada…. por favor me de uma luz? oq será q realmente meu ouvido tem?


  6. wagner pinheiro da costa
    28 de dezembro de 2011

    BOA NOITE DRS
    ESTOU HA MAIS DE UMA ANO COM DORES DE OUVIDO
    JA COLOQUEI VARIOS REMEDIOS OTOSSINALAR ANTIBIOTICOS ETC
    O OTORRINO FLOU QUE É UM FUNGO PROVENIENTE DE SUAR MUITO
    NO TRAVESSEIRO E MOLHAR O OUVIDO ,POR FAVOR ME AJUDE NAO TENHO VONTADE DE FAZER NADA UMA DOR DIRETA QUE INCOMODA PRINCIPALMENTE QUANDO TEM VENTO OU VENTILADOR E AR CONDICIONDO


  7. Quézia
    28 de setembro de 2012

    oi … tudo … o meu ouvido cosa toda hora e não sei o que fazer e sai tipo umas casquinhas do ouvido … quando começa coçar é uma coceira insuportável pois eu pego algo e coço o meu ouvido e sai umas casquinhas as vezes … e as vezes sai tipo um pus e sangra um pouquinho ou em coloco vinagre numa siringa e coloco no ouvido e começa esquentar e depois tiro do ouvido e para a coceira … daqui a pouco a coceira volta …


  8. Maslowa de Paula
    28 de novembro de 2012

    Olá…o meu problema é coceira na orelha mesmo…é uma coceira externa não é no ouvido propriamente dito…do que poderia ser isso???Dentro do ouvido não coça…só fora..


  9. Patrocinio Sales
    2 de janeiro de 2013

    Um dos maiores prazeres que tenho na minha vida é de coçar o ouvido. Sabe: comer uma deliciosa comida com um bom vinho tinto. E interessante é como saber tirar proveito desta coceira, aumentando o prazer diário , como coçar o ouvido. Até quando coçar o ouvido. Tenho diversos tipos de coceiras de ouvido. Com o que coçá-las ( cada tipo de coceira tem um instrumento com materiais ideais) mais duros mais moles, como adormecer a coceira. De 2em 2 anos coloco antifúngico com corticoide. Melhora , passo 6 meses sem coçar , mas depois vem a coleirinha super gostosa… Penso em escrever um livro sobre esta arte.


  10. edja
    8 de agosto de 2014

    sofre dessa mal geralmente de três em Três meses começa com uma coceira ao redor do ouvido depois fica interno no ouvido e com isso depois o ouvido fica queimando muito o que possa fazer não tenho cera no ouvido o que sai parece umas caspas


  11. Luciana
    10 de outubro de 2014

    Boa tarde, já não sei mais o que fazer, estou com uma coceira no ouvido insuportável daquelas que quanto mais coça, mais você quer coçar, está com feridas,não sai cera e sim umas cascas que ficam grudadas, e escorre muito líquido, as vezes amarelado e cheiro ruim, chega machucar, tento me controlar para não coçar, mas dormindo as vezes acordo coçando, o que fazer? Me ajude.


  12. renata kely
    20 de dezembro de 2014

    Ola tenho uma cocera muita irritante so alivia quando eu coloco algo no ouvido pra coçar eu sei q nao e o certo a se fazer mas nao a como evitar e sai umas caspinha seca do meu ouvido o que e isso ajudem me.
    Obrigada.


  13. José Roberto da Silva
    6 de janeiro de 2015

    Não tem solução!!!
    Palito de dente. Quebre a ponta para não machucar (muito), raspe na parede (parede sem massa corrida) para tirar as “lasquinhas”, e segurando o palito com os dedos polegar e indicador, introduza com delicadeza (mas nem tanto) no ouvido e vá girando o mesmo. Repita a operação até sentir que está satisfeito. É muito gostoso! Depois vai “arder” um pouquinho, mas é isso que tira a sensação de coceira. Validade: Umas 03 horas sem coçar.
    Se alguém tiver outra receita que não seja “procure um ornitorrinco”, me avisem.


  14. karina
    25 de fevereiro de 2015

    Olá,
    Meus ouvidos coçam por causa dos ácaros.Como eu tenho alergia a ácaros e esses bichinhos vivem muito bem nos meus travesseiros e colchão, todos os dias depois de acordar eu sinto que os ácaros fizeram a festa dentro do meu ouvido, porque coça muito. Daí para passar a coceira lavo com água oxigenada ou vinagre, afinal de contas esses produtos matam os bichinhos.
    Como os ácaros estão em todos os lugares é uma batalha constante, mas uma maneira fácil de diminuir a alergia é passar a ferro a roupa de cama antes de dormir. Desta maneira os lençois e fronhas ficam livre dos ácaros e a noite fica mais “saudável”. De resto é se segurar para não coçar, porque a coceira só vai aumentar quando você coçar.


  15. Joselio
    24 de maio de 2015

    Coloco garasone no ouvido. fica limpinho e para a coceira imediatamente.


  16. neiva de borba
    23 de agosto de 2015

    tenho dor de ouvido ha anos e muita tontura sera q e do ouvido ou é labrindite ja fiz muito tratamento e nao melhora abraço


  17. Marla
    7 de setembro de 2015

    Porfavor me ajude. Tenho um zumbido alto intermenitente constante que acompanha a pulsacao do coracao.primeiro tive amigdalite que nao passava entao fui ao medico. Receitou me antibioticos de 3 dias, mas na primeira noite k os tomei o meu ouvido deu comichao e cocei, mas inchou por dentro, entao coloquei vinagre c agua num contonete ate metade. Agora desde esse dia tenho este zumbido. Fui a outro medico e me receitou antibioticos 12 em 12 horas durante 8 dias. Ja tomei 2 vezes o antib mas nao passa. Axo k vou fucar doida. Por favor me ajude.


  18. Sônia Regina
    4 de outubro de 2015

    Olá
    Eu tenho eczema no ouvido e sempre senti muita coceira,tratava com remédio que passava durante algum tempo mas depois voltava a coçar reapareciam as casquinhas e depois de coçar surgia um líquido espesso….
    Li em um livro que não havia eczema que resistisse a um jejum de alimentos durante 1 dia …sendo permitido somente suco de frutas…..não acreditei muito e nunca tentei, até que após fazer jejum para fazer uma colonoscopia me surpreendi com a eliminação total das casquinhas e da coceira….
    Espero que tambem ajude vocês


  19. Jenniffer
    12 de outubro de 2015

    Vcs que tem essa coceira terrível .dentro do ouvido . já tentaram coçar com seu próprio cabelo. Da uma sensação maravilhosa .não sei se faz mal mas é bom .é só colocando seu cabelo aos pouquinho e vai empurrando .e é só mexer devagar com o dedo.


  20. Gorete das DOres Ambrosim da Silva
    10 de novembro de 2015

    Olá ,boa noite!Hoje resolvi fazer uma pesquisa de como eliminar essa coceira horrível que sinto e cheguei até aqui.Já fazem alguns anos que sofro com essa coceira,ela é interna,quando começa tenho que usar um grampo de cabelo,sei que é perigoso ,mas não dá ,tenho que raspar a garganta para ajudar coçar,já usei alguns medicamentos ,todos em vão .Fui numa otorrina que disse que é como se eu tivesse um …algo dentro do ouvido com defeito que ela acredita ser ganético ,pois minhas irmãs também sentem a mesma coceira.O meu ouvido não produz cera,está sempre limpo e coçando ,agora estou usando diprosone,e também não está resolvendo.Por favor vcs tem algum pra me indicar?Obrigada


  21. Camila
    1 de janeiro de 2016

    Olá gostaria de saber se pode ser qualquer vinagre, e se posso usar o álcool comum para coceira no ouvido?


  22. bethsabath
    29 de janeiro de 2016

    Coceira no ouvido em quase 100% dos casos eh causado pela baba que escorre da boca ate a orelha , quando vc dorme de lado . A baba entra no ouvido , resseca e da umas casquinhas brancas . Como baba eh saliva , e saliva tem enzima corrosivas , que ajudam a desmanchar os alimentos , ela comeca a “comer” a pele do ouvido , provocando muita coceira .
    Portanto, o ideal eh fazer uma boa desinfeccao com vinagre e alcool (10 gotas de vinagre para cada 10 gotas de alcool) e passar com um cotonete .
    Depois de limpo o ouvido , dormir sempre com protetores de silicone , que vc compra em qualquer loja de 1.99 ou em qualquer supermercado e farmacia. .


  23. Sther
    10 de fevereiro de 2016

    Olá td bom.o meu ouvido coça tanto dentro que nem percebo procurando algo p coca lo.o q tenho na mão uso p cocalo.tipo chave etc já ando com um grampo de cabelo na bolsa ate o fundo de uma agulha serve p eu coçar. isso me preocupa mto.me ajude.ja usei td tipo de remédio receitado pelo medico mas não resolveu….


  24. josi
    10 de março de 2016

    eu tenho coceiras dentro do ouvido a anos,a coceira é tanta q chega infeccionar dentro,fica inchado e tapa todo o ouvido e doi muito,sem contar um liquido com cheiro ruim q sai de dentro,tenho renite alergica,nao sei se é por isso,tenho palitos com pontas amolecidas espalhadas pela casa toda,a noite dormido me pego coçando o ouvido,a coceira em si é boa,o problema é o depois com a dores q causa,ja tomei azitromicina,o q me adianta mas por um periodo,depois volta de novo,o q me alivia é o alcool,qdo começa a coceira ja umedeço um algodao e passo ,me alivia por instantes,mas acho q cura nao tem!! a dor é insuportavel!!!


  25. Kelly Szielasko
    11 de março de 2016

    Boa tarde. Amanheçi com meu ouvido tampado. Procurei um otorrino e ele disse que ta limpinho. Marcou uma audiometria. Mas ainda vai demorar. Me passou corticoide por 15 dias. Estou tão irritada com o zumbido que faz. As veses apita. Meu deus o que será isso. As veses tenho a sensação que vou enlouquecer. O que será que aconteceu comigo. Será que é algo grave. Tenho medo de ter um tumor. Só penso em coisas ruim


  26. Maria
    30 de março de 2016

    apareceu umas casquinha amarela na minha orelha por dentro, não consigo retirar pois arde e sai um liquido que parece uma água parece um machucado, não estou escutando muito bem desse ouvido.não consigo descobrir o que é.


  27. Carla
    14 de abril de 2016

    Jenniffer testei a sua dica e deu super certo, a coceira para na hora, quando coçamos o ouvido com o nosso próprio cabelo.


  28. Hosana Duarte
    16 de abril de 2016

    Tenho otite desde os meus 4 anos (são 26 anos com otite), e pude perceber que depois de uma crise forte que tive, meu ouvido não produz mais cera, e sim “casquinhas”. Elas fazem com que meu ouvido cosse bastante, e as vezes de tanto coçar, acabo ferindo o canal auditivo, assim mais uma vez ocasionando em uma otite! Um ciclo sem fim…


  29. Renato
    10 de maio de 2016

    Tudo começou com coceira no ouvido direito. Depois a dor e então um dia de manhã meu ouvido tava sangrando!Já tomei azitromicina e 4 injeções de ceftriaxona e não resolveu. Tenho otorrino marcado para o dia 12/05 tomara q dê tudo certo!!


  30. thayana
    4 de julho de 2016

    com um contonete passa a pomada 4derm. e otima.


  31. Sinara
    19 de julho de 2016

    Bom dia,

    Fazem quase dois anos que tenho coceira dentro dos ouvidos, principalmente o direito. Já fui em dois médicos que me indicarão um colírio para coceira. Porém o tratamento já terminou, repeti e quando não uso coça muito principalmente a noite. A pouco tempo começou um zunido no ouvido direito e as vezes dói a cabeça tb. Estou preocupada. O que pode ser?


  32. Viviane
    25 de outubro de 2016

    Meu ouvido coça a anos sem parar, já fui a vários Otorrinos e todos falaram a mesma coisa e não passaram nada.Parece caspa nos ouvidos, já tive muitas infecções por causa disso, hoje meu ouvido nem produz mais cera de tanto coçar, pois é uma coceira insuportável como se tivesse um bicho andando dentro do ouvido.Tenho medo de ficar surda.


  33. Diana Duarte
    31 de outubro de 2016

    Ultimamente tenho sentido mta coceira no ouvido esquerdo,sinto coceira ao beber água,e ao martigar algo…e isso me incomoda bastante,e acabo cocandopra ver se sai algo,e isso acaba machucando o ouvido e algumas vezes sai uns pedaços de cera.mas a coceira não passa e quanto mais eu coço mais vontade dar….me ajude por favor!
    Obrigada.


  34. moisés orisas iglesias
    16 de fevereiro de 2017

    olá.EU gostaria de saber porque minha orelha coça muito de até fica cheio de bolinhas atrás. eu não acredito que é alguém falando mal de mim mais sei que o nosso corpo fala quando a um erro em nossos sistema deste já agradeço.


  35. Ruth do Santos
    3 de março de 2017

    Sinto muita coceira na parte interna do ouvido sai muita agua com cheiro ruim,não aguento d tanta conceira. A noite escorre Tanta agua q manch meu travesseiro.. Tenho dormi com algodão no ouvido pra não molhar o travesseiro… Oq fazer pra aliviar essa coceira insuportável e meu ouvido não tem cera… Oq Fazer???


  36. Josy Sant Ana
    22 de março de 2017

    Boa tarde!

    Sinto muita coceira no ouvido em tempos chuvosos ou úmidos, creio que seja alérgicos. o que devo usar pra melhorar isso??? Coço tanto que as vezes feri.


  37. Mari
    28 de março de 2017

    Socorro . Muita coceira . Sem cera . Já fui otorrino .


  38. josé silva
    19 de abril de 2017

    Coceira no ouvido ninguém merece. Há remédios que não podem ser usados por muito tempo, porque atacam o cérebro, que está logo ali. Evitar coçar, porque isso não alivia, só irrita e causa dor insuportável. Cotonete, então, nem pensar. Jamais. Nem mesmo para passar remédios. A natureza nos deu um aparelho na medida certa para cada um, que é a ponta do dedo mindinho. Alívio imediato da coceira é mergulhar a ponta do mindinho numa solução de vinagre com álcool (meio a meio: o mesmo tanto de vinagre para o mesmo tanto de álcool de farmácia), e introduzir apenas na parte externa do canal do ouvido, incluindo todo o pavilhão auditivo, mas sem esfregar. Higienizar fronhas e travesseiros, porque os ácaros são um caso sério. E procurar um otorrino para tratamento mais seguro, já que a cura mesmo parece que não tem. A cera produzida pelo ouvido é benéfica e necessária, mas não tem eficácia contra fungos, nas micoses e especialmente eczemas. Secreções não podem ser toleradas, devem ser tratadas pelo profissional.
    Vi nos comentários alusão ao uso de protetores auriculares durante o sono. Vou testar como coadjuvante, para ver se evita as investidas dos ácaros.
    E vamo que vamo!


  39. Elaine
    21 de abril de 2017

    Tentem gel de aloe verá (90 a 99%) (babosa) _ é hidratante e antibactericida. Alivia a coceira e o ressecamento.


  40. Sandra
    9 de maio de 2017

    Boa noite,

    Meu ouvido estava coçando muito, coloquei cerumim e agora fechou, o que devo fazer. Não tenho convênio médico e o público está tão complicado, continuo usando o cerumi?


  41. Luiz daniel
    23 de maio de 2017

    Eu tenho uma coceira irritante na orelha por dentro, não chega no canal do ouvido, as vezes irritada e vermelha de tanto coçar, o que posso fazer para melhorar e que tipo de remédio devo usar para acabar com essa coceira.


Escreva um comentário