• Unidade Centro (24h)
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp
    (86) 99573-8479
Agende seu exame

Videoestroboscopia

9 de setembro de 2009

A VIDEOESTROBOSCOPIA é um exame que veio para auxiliar no diagnostico e tratamento das patologias laríngeas, em especial as doenças que apresentam como principal sintoma a rouquidão.

Para a produção de uma voz adequada, seja para uso eventual ou profissional, as cordas vocais devem estar em condições que permitam uma boa vibração e, portanto, voz normal. Quando surgem alterações que interfiram desfavoravelmente na vibração das cordas vocais, a rouquidão é uma das primeiras manifestações, e a videoestroboscopia é capaz de detectar essas mudanças. Ao contrario da videolaringoscopia, que utiliza uma luz contínua para estudo da laringe, a videoestroboscopia lança mão de luz descontínua, a única que permite visualizar a vibração das cordas vocais e um diagnóstico de patologia vocal acurado. Não só diagnostico o exame também é útil para acompanhar a evolução do tratamento do pacientes, tais como após cirurgias das cordas vocais e durante fototerapia.

Além da população geral com queixa de rouquidão, o exame é de fundamental importância na prevenção e detecção precoce de doenças nos profissionais da voz (professores, cantores, atores, jornalistas, radialistas, juristas, pressionais de telemarketing) que, sempre que possível, também devem ser submetidos à videoestroboscopia para um diagnostico adequado e conduta precoce visando bom prognóstico.

Agende seu exame