Pesquisa diz que vacina dos anos 70 protege contra a gripe suína

9 de junho de 2010

Pessoas que tomaram dose em 1976 apresentam proteção contra o A (H1N1)

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indicou que pessoas que tomaram vacina contra um tipo de gripe suína que atingiu o país em 1976 estão mais protegidos contra o vírus A (H1N1), que circula com força no mundo todo desde o ano passado. O estudo, feito pelo Hospital Infantil de Pesquisa St. Jude, não conseguiu apontar claramente as causas desse fenômeno.

O positivo da descoberta é que aquelas pessoas que tomaram a vacina contra a gripe suína atual podem ter ganhar uma imunização de longo prazo.

Os cientistas analisaram 116 funcionários do hospital com 55 anos ou mais. O grupo incluía 46 pessoas que se vacinaram contra o vírus H1N1 que circulou em 1976, conhecido como A/Nova Jersey/76. O levantamento foi produzido em agosto de 2009, antes que as doses contra a atual gripe suína estivessem disponíveis.

Os resultados indicaram que cerca de 90% dos voluntários produziram anticorpos capazes de reconhecer uma proteína-chave na superfície do vírus A (H1N1) de 2009. E 19% das pessoas também apresentaram anticorpos que neutralizaram o vírus da gripe suína e impediram que ele infectasse as células – 17% deles produziram essas moléculas em grande quantidade. Apenas 4% dos indivíduos que não tomaram a dose de 1976 tinham níveis similares de anticorpos.

A pesquisa, publicada pela revista científica Clinical Infectious Diseases, faz parte da estratégia de tentar entender porque a gripe suína afetou mais os jovens e as crianças do que os idosos, algo que tem intrigado os cientistas.

Fonte: R7

Escreva um comentário