Pulos com a cabeça virada, álcool: veja como acabar com a dor de ouvido

18 de janeiro de 2016
oto

Uma dor de ouvido pode atrapalhar as férias. Quem nunca mergulhou e ficou com o ouvido cheio de água? Nesta época do ano, a otite mais comum é a de verão, ou externa, que recebe este nome porque atinge o ouvido, do tímpano para fora. A principal causa para esse tipo de infecção é a água que entra nos ouvidos durante as atividades físicas. Os protetores de ouvido podem ajudar na hora de evitar a dor de ouvido nas férias.

A otite média é do tímpano para dentro e ocorre em épocas de mudanças bruscas de temperatura. É causada por secreções nas vias respiratórias que vão para o ouvido. Geralmente tem outros sintomas associados: febre, dor de ouvido aguda e um quadro muito parecido com a gripe.

E por que as crianças têm tanta dor de ouvido? A otite é mais comum em crianças até dois anos de idade por causa da estrutura da tuba auditiva. O caminho entre o nariz e o ouvido é menor e mais horizontalizado que dos adultos. Assim, as secreções passam mais facilmente.

A dica para tirar a água do ouvido: dê pulinhos com a cabeça virada. Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea. Esse procedimento não é indicado para quem tem tímpano perfurado. Use compressa morna para aliviar a dor de ouvido.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/01/pulos-com-cabeca-virada-alcool-veja-como-acabar-com-dor-de-ouvido.html

Escreva um comentário