• Unidade Centro (24h)
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp
    (86) 99573-8479

Por que, quando viajo de avião, o meu ouvido dói?

19 de novembro de 2009

As tubas auditivas, que são os canais que levam ar ao ouvido, podem estar bloqueadas por várias razões, como o resfriado comum, sinusites, alergia, otites médias ou tubas auditivas estreitas.

Esta falta de chegada de ar cria um vácuo no ouvido médio, que impede a vibração do tímpano, resultando num som abafado e uma pressão nos ouvidos. Se o processo for prolongado ou muito intenso, pode surgir líquido no ouvido ( como soro do sangue), sendo esta fase chamada de otite serosa ou barotrauma.

Nas viagens aéreas com inadequada pressurização das cabines, principalmente na aterrissagem, quando ocorre mudança de pressão atmosférica de menor para maior, o inadequado funcionamento da tuba, para compensar, pode ter como conseqüência um vácuo no ouvido médio. Menos freqüentemente, pode dar-se ao se subir em elevadores de prédios muito altos ou em mergulhos muitos profundos.

Para desbloquear os ouvidos, deve-se deglutir com mais freqüência, pois o ato de engolir ativa os músculos que abrem a tuba auditiva. Engole-se mais freqüentemente quando se masca goma de mascar. Isto é bom, especialmente antes da descida ou da subida do avião. Bocejar é ainda melhor, porque ativa de maneira mais forte os músculos. Deve-se evitar dormir durante a descida, a fim de manter a deglutição adequada para equilibrar a mudança de pressão.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia

12 Comentários

  1. dkozounko
    26 de dezembro de 2009

    I want to quote your post in my blog. It can?
    And you et an account on Twitter?


  2. balner
    12 de fevereiro de 2010

    a informação é muito válida, quando viajo de avião isso ocorre comigo, com maior intensidade no ouvido direito e ao me deitar, em qualquer momento, minha narina se fecha, coinscidentemente do lado direito (com mais intensidade) e caso eu tenha, o que é raro, alguma irritação na garganta, o lado direito é sempre o que mais fica sensível, por quê será?


  3. Krankenversicherung Vergleich
    1 de novembro de 2010

    You made some good points there. I did a search on the subject and hardly got any specific details on other sites, but then happy to be here, really, thanks.


  4. Artur
    21 de junho de 2011

    Quando estou com o ouvido entupido por causa de uma gripe como faço para desbloquear?


  5. jose carlos
    28 de julho de 2011

    viajei de aviao meu ouvido direto esta tampado depois de um dia do voo o que causa isto e o que devo fazer?grato


  6. marinalva batista
    11 de maio de 2014

    Ola:
    Preciso de ajuda. todas as vezes que viajo de avião, se a viagem for acima de 1h além meus ouvidos ficam obstruídos por dias. sinto dores durante a viagem .E o pior, eu CUSPO SANGUE até dois dias depois de ter chegado.
    O que ocorre? como posso evitar? Vcs poderiam enviar a resposta para meu email?
    grata
    marinalva


  7. jucie
    28 de junho de 2015

    ola minha mae tem 65 nos e ela tem problemas de ouvido…o que posso fazer antes da viagem para que ela nao sinto dores na viagem ,por favor me ajudem


  8. jucie
    28 de junho de 2015

    minha mae tem 65 anos . o que fazer antes da viagem para que ela nao sinta dor de ouvido


  9. Geovani
    27 de outubro de 2015

    Bom dia, meus houvidos doem muito nas aterrizagens, pensei até em desistir de viajar de avião, não adianta mascar chiclete, nem usar tampão, tem algum remédio que eu possa usar?


  10. Murilo
    16 de dezembro de 2015

    Meus houvidos doem muito nas aterrizagens, pensei até em desistir de viajar de avião, não adianta mascar chiclete, nem usar tampão, tem algum remédio que eu possa usar


  11. Jucelia leite
    17 de maio de 2016

    Meus ouvidos infeccionam e tenho dores quando faço uma viagem, mesmo que pequena de avião. O que faço se meu otorrino insiste em dizer que não tem nada à ver. Já fiz exame nazofibroscopia,e deu normal,tem algum outro exame mais completo para diagnosticar,pois meus ouvidos me incomodam o tempo todo.


  12. Luciana de Oliveira Azevedo
    29 de dezembro de 2016

    Viajei de avião no dia 15/12 e hoje dia 29/12 ainda sinto q meu ouvido esquerdo está tapado…. estou preocupada! Na aterrissagem o ouvido esquerdo dói e tapa, pensei q fosse voltar ao normal…. e agora o q faço?


Escreva um comentário