Nota de esclarecimento à população – reportagem sobre paralisia facial

15 de fevereiro de 2017
oto1

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) vêm, por meio desta, esclarecer o público brasileiro sobre as informações inadequadas e com total falta de conhecimento apresentadas em reportagem veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no dia 15/01, sobre Paralisia Facial. A reportagem apresentada deu a entender que no Brasil não existe e não se faz o tratamento adequado desta enfermidade, e mais, não faz menção à necessidade do correto e rápido diagnóstico médico, levando o público a julgar que a única possibilidade é um tratamento no exterior.

Assim, a ABORL-CCF e a SBO esclarecem que a Paralisia Facial é uma doença que necessita de uma urgente avaliação médica especializada quando de sua instalação, para a elucidação de que se trata de uma paralisia facial periférica (que será tratada preferencialmente pelo médico otorrinolaringologista) ou central (que será tratada preferencialmente pelo neurologista), além da investigação de sua possível causa.

O tratamento medicamentoso deve ser iniciado sob prescrição médica o mais precoce possível para maximizar as possibilidades de recuperação completa da função do nervo facial e da motricidade da face. Diversos exames podem ser solicitados pelo médico para auxiliar no diagnóstico da causa e orientar o tratamento necessário, também o mais precocemente possível. O acompanhamento médico deve ser bastante frequente na fase inicial, para permitir os ajustes adequados ao tratamento e, eventualmente, pode haver indicação de tratamento cirúrgico em alguns casos (como por exemplo em situações de trauma, tumores ou demora na recuperação).

O concurso de outros profissionais de saúde pode ser solicitado, tais como terapia fonoaudiológica, psicológica e fisioterapia, mas sempre após o estabelecimento de adequado diagnóstico e tratamento médico, e sempre sob estrita supervisão médica. A ABORL-CCF e a SBO se colocam à disposição para os demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

BEM ESTAR TRAZ ESCLARECIMENTO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO EXIBIDO SOBRE PARALISIA FACIAL

Em continuidade à matéria exibida no dia 15/01 no Fantástico, a Rede Globo apresentou hoje (24) uma reportagem no Bem Estar à luz do que foi apontado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e por órgãos relacionados a outras especialidades.

A matéria elucidou que o tratamento apontado no programa anterior é apenas uma das opções disponíveis aos pacientes com paralisia facial. O tratamento realizado por otorrinolaringologistas, que está previsto no escopo da especialidade, deve ser iniciado preferencialmente de forma precoce e é eficaz aos pacientes. Vale destacar que a reportagem apontou também o caráter complementar que algumas terapias têm e a forma como podem ser utilizadas para potencializar ou agregar resultados.
Fonte: ABORLCCF