Julho Verde – Vamos nos prevenir contra o câncer de cabeça e pescoço

27 de julho de 2016
oto1

O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço. A SBCCP, que em 2017 comemorará o seu Jubileu de Ouro, realiza este ano a 2ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – “Julho Verde”, visando conscientizar a população sobre a doença, seus principais fatores de risco e como preveni-la. O câncer de cabeça e pescoço afeta diversas áreas e funções do corpo humano: cavidade oral e nasal, glândulas salivares e laringe, entre outros; respiração, fala, deglutição, paladar, olfato, etc.

Alguns sintomas são avisos do corpo que o tumor pode estar em desenvolvimento na cabeça ou no pescoço. Fique atendo a esses sinais:

- Rouquidão persistente;
- Nódulos no pescoço;
- Dificuldade para engolir;
- Mudança na voz;
- Manchas brancas na boca;
- Aftas frequentes;
- Lesões com sangramento na boca e dificuldade para cicatrização.

Um médico deve ser consultado sempre que houver dúvidas, mas a prevenção você já sabe: estudos comprovam que evitar o uso de cigarros e bebidas alcoólicas é a principal forma de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, porque são os fatores de risco mais importantes e que levam ao surgimento da doença.

“Entre os sintomas preocupantes está o nódulo, persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 30 dias, tem consistência endurecida e cresce progressivamente, lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, e rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcóolicas. Tais manifestações servem de alerta para a procura de um cirurgião de cabeça e pescoço, já que podem ser indicativos da doença”, alerta Lúcio Noleto, professor da Universidade Estadual do Piauí e Doutor em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade de São Paulo.

O vírus HPV (Papiloma Vírus Humano – doença sexualmente transmissível) também contribui para o surgimento do câncer. “Homens e mulheres estão sujeitos a contrair o vírus. A conscientização sobre o mal é muito importante e que, caso apareçam sintomas, as pessoas devem procurar um édico”, afirma.

Caso o mal seja diagnosticado com antecedência, o paciente pode iniciar logo o tratamento, algo fundamental para a cura do câncer. “Com diagnóstico precoce, a chance de remissão é de até 90%. Mas a falta de informação é o maior desafio para identificar a doença”. “Cerca de 70% dos casos são diagnosticados em estágio avançado”, completa.

Números
O Projeto GLOBOCAN realiza estudos sobre a incidência dos diversos tipos de câncer, mortalidade e prevalência no mundo. Segundo as pesquisas, são diagnosticadas mais de 600mil novos casos ao redor do globo.

De acordo com a publicação “Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil”, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão para o ano de 2015 foi de aproximadamente 576mil novos casos na população brasileira.
Esse levantamento do INCA apontou que o câncer de boca, laringe e demais locais é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. Nas mulheres predomina o câncer de tireoide, o quinto mais comum entre elas.

Os altos índices no Brasil foram apontados na Revista Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. “É necessária a implantação imediata de políticas públicas pelas autoridades de saúde, principalmente quanto à implementação de programas de diagnóstico precoce e de combate aos fatores de risco, pois trata-se de uma doença, maioria das vezes, relacionada à exposição a fatores comportamentais evitáveis”.

Procedimentos para lidar com a doença
Entre os possíveis tratamentos, estão a cirurgia, radioterapia (em estágio mais avançados, o remédio Cetuximabe pode ser usado ao mesmo tempo) e a quimioterapia. Eles podem aumentar as chances de controle da doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
Alimentação balanceada, de preferência rica em verduras e frutas, exercícios físicos, não fumar, não beber e manter a higiene bucal são maneiras de prevenir este tipo de câncer. Visitas periódicas ao dentista e exames de rotina também são importantes para garantir o diagnóstico precoce.

1 Comentário

1. carlos manoel da silva
    16 de agosto de 2016

Doutor lúcio, faço tratamento de hipertiroidismo desde 2008. Na ultrassom o diagnostico foi bócio. Já faz 2 anos que não vou ao médico, minha tireoide está bastante aumentada. Gostaria de receber informações sobre a cirurgia e os procedimentos pré operatório e se posso fazer a operação pelo convenio humana saúde. Muito obrigado Dr. Lúcio. Sim esqueci de colocar minha idade tenho 40 anos e moro em paulistana pi.