• Unidade Centro (24h)
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp
    (86) 99573-8479

Dor de garganta

4 de dezembro de 2009

A dor de garganta pode ser um sintoma de diversos problemas médicos. Geralmente, dores de garganta são causadas por infecções que podem ser contagiosas. As infecções podem ser causadas por vírus (como o da gripe, por exemplo), ou bactérias. A principal diferença entre esses dois tipos de dores de garganta é o tratamento: a bacteriana responde bem aos antibióticos, enquanto a viral, não.

Viral: A maioria das dores de garganta virais vem acompanhadas de uma gripe ou resfriado. Quando sintomas como coriza, espirro e dores generalizadas na garganta aparecem, há grandes chances dela ser viral. Esta dor de garganta é altamente contagiosa, especialmente no inverno. A cura para esta doença é o desenvolvimento de anticorpos que destruirão o vírus, o que pode durar uma semana.
Dores de garganta virais podem acompanhar também outras infecções, como catapora. Um dos sintomas mais comuns é a febre alta.

Bacteriana: A dor de garganta bacteriana deve ser combatida com antibióticos, que agirão contra a bactéria streptococcus, que pode até mesmo causar reumatismos se não for adequadamente tratada. É preciso fazer exames para detectar se a dor de garganta é viral ou bacteriana. Infecções no nariz e sinusites também podem causar dor de garganta devido ao muco criado por estes dois problemas de saúde, que ‘carrega’ a infecção destes dois lugares até a garganta.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia

17 Comentários

  1. Isa Neves
    21 de julho de 2010

    Olá, há 03 dias eu estou sentindo dor de garganta e nos dois primeiros dias eu tive febre alta e dor de cabeça…Tenho rinite, mas por incrível que pareça não estou com o nariz corizando. Minha formatura foi há 5 dias e perdi noite, gritei muito e estava tensa com os preparativos…Estou usando o paracetamol como antipirético e nimesulida como antiinflamatorio. Acha que devo entrar com antibiótico?! Obrigada pela atenção!


  2. elvira
    20 de abril de 2011

    bom dia,há duas semanas estou com a voz rouca começou com um pouco de dor que não durou nem um dia, e depois a rouquidão continuou. se estou falando e altero um tom a mais já sinto que a voz tem dificuldade de sair,e não adianta forçar que não sai nada…o que devo fazer? o que será isto???


  3. mara
    14 de outubro de 2012

    estou com o mesmo problema citado em 20 de abril de 2011.


  4. patricia
    14 de novembro de 2012

    ola eu estou com uma bolinha em baixo da orelha e doi muito ja faz uns 6 meses o medico diz q é ingua mais ja tomei antibiotico e nada de sair a minha filha teve piolho nessa epoca e passou p mim e tive feridinhas e tenho renite alergica e me passou ultrassom sera q assim descubro o que devo fazer me responda por favor


  5. BRENO
    27 de dezembro de 2012

    GOSTEI DESTE SITE!


  6. Rodrigo
    15 de fevereiro de 2015

    Estou com dor de garganta há mais de um mês. Não tenho febre! Já tomei vários remédios, tipo; nimesulida, predimisona. Fiz o tratamento de acordo que o médico passou. Ah! Já tomei benzetacil também, nada fez efeito. Quando tomei o nimesulida de acordo com a recomendação do médico. A dor passou, mas quando eu espirrei voltou a doer, por incrivel que pareça, toda vez que eu espirro minha garganta dói de uma forma, que parece que tenho uma agulha na garganta. Mais ou menos isso! Cansado de ir no médico já! Uma vez o otorrino teve coragem de falar que eu precisava emagrecer para a dor passar…depois de eu ter passado duas vezes nele.
    Já usei todo tipo de pastilha, e spray. Mas nada resolve. “Ressalto”, não tenho febre. Porém a dor não passa.


  7. marcus vicius de shcaira
    3 de novembro de 2015

    como do caso descrito pelo rodrigo passo pelo mesmo processo e ainda parece q a garganta vai fechar e os medicos nada veem o que fazer??????????


  8. Icaro Carvalho
    17 de janeiro de 2016

    Estou com os mesmos sintomas, não estou gripado, nem febre. Mas quando espirro minha garganta dos demais como se tivesse agulhas. Esse sintoma é apenas quando espirro, realmente muito estranho. Estou fazendo um tratamento de refluxo e tomando uma medicação indicada pelo médico entretanto a dor na garganta não passa. Já fiz uma videolaringoscopia, diversos exames de sangue, ultra-som da tireóide e nada de resolver e as dores passarem. Gostaria de saber que médico procurar. Devo fazer uma ressonância?


  9. Luis Carlos Ribeiro da Rocha
    27 de abril de 2016

    Ola,
    Estou com uma dor na garganta ja a alguns dias, mais ou menos uns 5 dias. Essa dor esta localizada em apenas um lado da garganta, do lado direito. É uma dor que persiste e parece que tem um caroço, uma íngua no local e quando espirro doi bastante na hora. Estou preocupado com isso, por favor, me ajude.

    Obrigado


  10. Caroline
    14 de maio de 2016

    Minha garganta doi somente durante a noite no inverno, quando acordo e tomo um café quentinho a dor começa a passar. Pode ser por causa do ar seco e gelado? O que devo fazer?


  11. Flávio
    23 de dezembro de 2016

    BOA TARDE!
    TAMPEI MEU NARIZ PARA ESPIRRAR PELA BOCA E SENTI UMA DOR MUITO FORTE NA GARGANTA COMO SE ESTIVESSE RASGANDO.
    NO OUTRO DIA A DOR ESTAVA MAIS INTENSA (NO POMO DE ADÃO) E FIQUEI ROUCO.
    O QUE DEVO FAZER?


  12. regivaldo
    16 de março de 2017

    BOA TARDE!
    TAMPEI MEU NARIZ PARA ESPIRRAR PELA BOCA E SENTI UMA DOR MUITO FORTE NA GARGANTA COMO SE ESTIVESSE RASGANDO.
    DEPOIS DISSO DOE PARA ENGOLIR , DÓI QUANDO ESPIRRO NORMAL, E FICA DOLORIDO TODOS OS DIAS.
    QUANDO APERTOS COM OS DEDOS ARREODR DA GARGANTA DOE MAS AINDA
    (NO POMO DE ADÃO)
    O QUE DEVO FAZER?
    OQUE PODE TER ACONTECIDO?


  13. João
    21 de março de 2017

    quando eu espirro o ar sai pela boca, eu sinto como minha garganta estivesse sendo cortada pelo ar que sai pela boca, oque fazer para q isso não venha mais ocorrer?


  14. Julio Carlos da Silva
    16 de abril de 2017

    Bom dia! Eu sinto dores na garganta quando espirro. E fica localizado no lado direito dá minha garganta e isso foi depois que fui escovar a língua e bati na minha garganta sem querer e já faz dois meses que está dor persisti o que devo fazer?


  15. Ricardo
    28 de maio de 2017

    Tampo o nariz qdo espirro, e sinto uma forte dor no gogó, a primeira engolida de saliva dói bastante, depois melhora. O que devo fazer??


  16. Izana Raissa
    27 de janeiro de 2018

    Estou com minha garganta inflamada a 3 semanas, na primeira tomei azitromicina durante 6 dias, aparentemente resolveu, depois retornou pior, tomei todos os antiflamatórios que imaginar, quando não mais aguentei e fui na emergência, tomei bezentacil, e se passaram três dias e as placas de pus está migrando para outro lugar da garganta, não aguento mais, o SUS realmente não ajuda, não sei o que fazer.


  17. Michely
    4 de março de 2018

    Olá desde ano passado estou com dores muito fortes na garganta,já fiz vários enxames e tratamentos e não resolveu,nos enxames não deu nada,e minha garganta dou muito,é constantes,até o enxame cultura secreção orofaringe fiz não deu nada, uso minha voz cantando na igreja,não faço exercícios será q deve ser as pregas vocais ? O q faço,devo fazer outro enxame,fui no otorrino particular e não fez nada.


Escreva um comentário