• Unidade Centro (24h)
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp

Dicas: alergias respiratórias

4 de setembro de 2009

Sinusite e rinite alérgicas, faringite, hipertrofia das adenóides e asma (quando desencadeada por algum fator alérgico) são as principais doenças alérgicas das vias respiratórias.

A poeira doméstica é a principal, devido à presença de ácaros nos tapetes, travesseiros, cortinas;  os fungos; o pêlo de animais; a fumaça de cigarro; cheiros fortes; alguns tipos de alimentos e alterações bruscas de temperatura são os principais fatores desencadeantes da alergia respiratória ?

O que fazer quando surgem os primeiros sintomas das alergias?

Procurar sem demora um especialista, a fim de conseguir a cura ou diminuir os sintomas e suas conseqüências e poder descobrir o fator desencadeante.

Como tratar as alergias respiratórias?

Reduzir a exposição de fatores desencadeantes, como a poeira, pêlos de animais e outros. Manter as vias aéreas higienizadas e hidratadas: sempre que possível, promover a lavagem das narinas com soro fisiológico A prática de exercícios orientada por um Fisioterapeuta pode ajudar a minimizar o desconforto causado durante as crises.

As alergias podem evoluir para um problema respiratório mais sério?

Sim,quando os sintomas persistirem existe a necessidade de uma avaliação de um pneumologista pois a hipersensibilidade causada pela alergia pode se transformar em asma.

Fonte: Centro Universitário São Camilo

Escreva um comentário