• Unidade Centro (24h)
    (86) 3301-2500
  • Medical Leste
    (86) 3301-2510
  • WhatsApp

Como cuidar da sua audição

19 de agosto de 2009

- Apesar de ser uma prática bastante difundida, a utilização do cotonete para limpeza dos ouvidos não deve ser realizada, pois acaba empurrando a cera para dentro do conduto auditivo, o que pode levar a perda da audição e dor. Para limpeza adequada dos ouvidos utilize apenas a ponta da toalha logo após o banho e nunca introduza objetos pontiagudos (chaves, grampos de cabelo) nas orelhas. Esses objetos podem causar também pequenos ferimentos no conduto auditivo externo, infecções ou até rompimento da membrana do tímpano. Não os utilize nem mesmo para coçar o conduto auditivo.

- Um cuidado muito importante é em relação ao som. Evite ficar próximo de fontes de som alto, por exemplo, trios elétricos, sirenes, queima de fogos, caixas de som em shows, pois podem causar perdas auditivas irreversíveis.

- Evite o uso de fones de ouvido, porque podem desenvolver perdas auditivas ou piorar alguma doença já existente.

- Caso esteja em contanto freqüente a ruídos intensos, realize periodicamente o exame de audiometria (exame que mede a capacidade auditiva) e se possível utilize protetores auriculares.

- Dor de ouvido é uma queixa muito comum no inverno. Nesses casos a primeira coisa a se fazer é a utilização de compressas quentes. Caso o sintoma persista, procure um médico para avaliação mais detalhada.

- Não usar soluções e nem remédios caseiros na orelha, por exemplo, óleos, cera de vela ou qualquer outra substância.

- Não fazer lavagens na orelha sem a indicação e orientação médica.

- Caso haja infecção ou perfuração do tímpano, não molhar a orelha em hipótese alguma.

- Redobrar o cuidado com as crianças, em se tratando de objetos pequenos, peças de brinquedos, entre outros, pois elas facilmente os colocam na orelha, nariz ou boca.

- Fique atento e repare se você tem a oclusão (fechamento) imperfeito das arcadas dentárias, porque isso pode provocar dores na orelha e até problemas na articulação tempo-mandibular (ATM).

- Evite pingar medicamentos sem orientação do seu médico.

- Ao primeiro sinal de dificuldade auditiva, dor ou incômodo, procure seu médico de confiança.

- O barulho no ouvido, também chamado de zumbido, é uma das queixas mais comuns, principalmente em idosos. E pode ser um indicativo de perda da audição. Na ocorrência desse sintoma procure um médico para avaliação especializada.

2 Comentários

  1. berivaldo elias barboza
    24 de março de 2011

    Bom em primeiro lugar, todas as dicas que li a respeito de cuidar da audição, é fundamental e muito eficaz, particularmente sofro com minha audição, muitas vzs e super tranquilo, escuto bem sem problema mas quando tenho gripe ai o problema aparece, depois q a gripe passa fico com o ouvido direito tapado escuto… porém muito pouco e quando vou fazer aquele exame periódico pásso raiva, fico confuso da vontade de sair do consultório e ir embora, isso ocorreu na semana passada, por que tive q fazer esses exames pra entrar numa empresa. Bom a avaliação diz a doutora ñ foi assustadora mas tive que fazer um acompanhamento mais detalhado ai fica mais difícil pois me encontro desempregado, ñ desanimei e fui atras, passei no pronto socorro Santa Cecília, o medico fez avaliação, mas como sempre tenho que procurar fazer outros exames ai complicou mais ainda consegui marcar somente pra julho, pra quem precisa desses resultados imediato vai esperar até lá?


  2. lucia de fatima araujo soares
    10 de novembro de 2011

    li e achei enteressante queria uma explicaçao se possivel é que meu ouvido as vezes tampa fico ouvindo pouco e depois volta o normal o quem vem a ser?


Escreva um comentário