Baixa umidade pode agravar doenças crônicas

14 de setembro de 2010

O tempo seco pode provocar inúmeras complicações na saúde. Com níveis tão baixos, os efeitos são ainda maiores. Para as pessoas portadoras de doenças crônicas, a chance do problema se agravar neste momento é grande. Os asmáticos que estão livres de medicação, por exemplo, provavelmente voltaram a tomar remédios. Os diabéticos também podem ter dificuldade para manter o nível glicêmico.

Segundo o pneumologista do Hospital Samaritano, Mauro Gomes, a situação pode ser ainda mais grave. “A secura do ar pode até matar. Óbitos de causas naturais têm aumentado na faixa etária de antes dos 5 e acima dos 60 anos por doenças respiratórias e cardiovasculares”

O especialista ainda comenta o que ocorre no ambiente. “O ar concentra substâncias irritantes que afetam as mucosas expostas, ou seja, os olhos e vias aéreas. A exposição intensa a determinada substância capaz de causar as alergias, pode resultar no desenvolvimento de doenças crônicas com o passar do tempo, mesmo sendo pouco frequente.”

Além da piora das doenças respiratórias, outros efeitos da baixa umidade são:

- Ressecamento de mucosas do nariz e da garganta

- Nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma

- Ressecamento da pele

- Irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.

O melhor a se fazer nesta época é cuidar muito bem do ambiente doméstico.

Veja algumas dicas:

- Evitar aglomerações

- Manter arejados os ambientes internos de casa e no trabalho

- Umidificar o ambiente com toalhas molhadas ou com recipientes de água

- Evitar a prática de exercícios físicos em ambientes abertos entre 10 e 16h.

- Os banhos devem ter água morna

Fonte: VivaSaúde

Escreva um comentário