Novo Exame

19 de agosto de 2010

Conheça mais sobre esse novo exame que a Clínica Otorrinos 24 Horas disponibiliza aos seus clientes, a partir do dia 1º de setembro:

O que é?
Processamento Auditivo Central é o processo de decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex cerebral. Refere-se aos processos envolvidos na detecção, na análise e na interpretação de eventos sonoros. É ouvir e entender o que ouviu.
A Avaliação do Processamento Auditivo Central tem por objetivo medir a capacidade do indivíduo em reconhecer sons verbais e não verbais em condição de escuta difícil. Desta forma, pode-se inferir sobre a capacidade do indivíduo de acompanhar a conversação em ambientes desfavoráveis; determinar as inabilidades auditivas; ter um parâmetro de medida da qualidade da audição e contribuir no diagnóstico e no tratamento de diversos transtornos da comunicação oral e escrita.

Qual a indicação para realizar o exame?
Indicado para pacientes com queixas de:
•    Dificuldades auditivas, mas os resultados da audiometria são normais;
•    Dificuldade em manter atenção aos sons;
•    Dificuldade em escutar em ambiente ruidoso;
•    Dificuldade de compreender em ambiente ruidoso;
•    Problemas de fala;
•    Dificuldade de leitura e escrita;
•    Dificuldade em compreender o que lê;
•    Necessidade de ser chamado várias vezes (“parece” não escutar);
•    Dificuldade em entender expressões com duplo sentido, piadas ou idéias abstratas;
•    Dificuldade ao dar um recado ou contar uma história;
•    Problemas de memória para nomes, datas, números e etc;
•    Dificuldade em acompanhar uma conversa, aula ou palestra com outras pessoas falando ao mesmo tempo;
•    Paciente facilmente distraído;
•    Paciente com tempo de latência aumentado para emissão de respostas; Paciente com respostas inconsistentes aos estímulos auditivos recebidos;
•    Pacientes agitados, hiperativos ou muito quietos.

tera_proc2

Pré-Requisitos:
•    Ter idade igual ou maior do que 4 anos;
•    Ter exame de audiometria normal ou com perda leve (média tonal até 40dB, com simetria de limiares entre as orelhas e IPRF de no mínimo 70%;Individuo com nível de atenção que permita a realização dos testes;
•    Indivíduos com função cognitiva que permita a realização dos testes;
•    Indivíduos com habilidades de linguagem receptiva e emissiva suficiente para compreender as tarefas verbais solicitadas;
•    Produção de fala inteligível.

Quem pode indicar o exame?
•    Fonoaudiólogas;
•    Psicólogas;
•    Psicopedagogas;
•    Otorrinolaringologistas;
•    Pediatras;
•    Neurologistas;

Preparos para o exame:
•    Trazer audiometria recente;
•    Trazer encaminhamento do médico;
•    Estar acordado e bem alimentado;

Tempo de realização do exame: 60 a 90 minutos, podendo haver retorno.

Por Fga. Fernanda Thieme Lima