A vovó tinha razão: andar descalço e dormir com cabelo molhado pode afetar a saúde

29 de setembro de 2014
nariz

Entre mitos e verdades sobre doenças que cismam em aparecer com evidência no inverno, a otorrinolaringologista Elisama Baisch, da Clínica Maurício Baisch, no Centro de Petrópolis, mostra que a maioria dos conselhos típicos de avós e mães têm base científica. De acordo com a médica, dormir de cabelo molhado e andar descalço, por exemplo, são duas das atitudes que mais provocam resfriados, gripes e doenças afins.

— Ao deixar nossas extremidades frias, contribuímos para uma ausência de circulação sanguínea nessas áreas, o que diminui a imunidade local e aumenta a probabilidade de ter gripes ou resfriados — explica a médica.

Ela ressalta que é preciso combater um hábito errado: fechar todas as janelas de ambientes como escolas, ônibus e escritórios, para se proteger do frio.

— Ambientes totalmente fechados oferecem alto risco de contaminação, por isso é fundamental deixar que o ar circule — destaca.

Muitas avós também recomendam tomar vitamina C para evitar a gripe. Está certo, segundo a médica, mas apenas de forma preventiva. Não adianta ingerir a vitamina depois que a doença já chegou.

— Se criarmos o hábito de ingerir, diariamente, pequenas doses de vitamina C (em alimentos ou em cápsulas), podemos melhorar o nosso sistema imunológico, e, com isso, evitar algumas doenças virais — diz Elisama.

Outra medida preventiva é lavar o nariz com soro fisiológico de duas a três vezes por dia, durante todo o ano.

— Os pelos das narinas funcionam como uma barreira, mas acabam acumulando possíveis causadores de infecções virais. Com a lavagem, tudo isso é retirado — justifica — Também é importante se vacinar contra a gripe. Muitos evitam a vacina com medo de ficarem gripados. Não existe a menor possibilidade disso ocorrer, porque ela é produzida com vírus mortos.
Fonte: O Globo

Escreva um comentário