7 erros na hora de dormir que certamente estão prejudicando seu sono

1 de setembro de 2014
cafe

Tem dormido mal? Saiba que alguns hábitos cotidianos, que muitas vezes passam despercebidos, podem ser os grandes vilões do sono. “Todos desejam ter uma boa noite de repouso, no entanto, muitas pessoas comentem erros que podem comprometê-la, na maioria das vezes, por descuido ou falta de informação”, afirma Renata Federighi, Consultora do Sono. Ela listou os sete mais comuns:

Inimigos do sono

Ambiente inapropriado
Para que alguém possa descansar completamente, é necessário que o ambiente esteja silencioso, arejado e escuro. A consultora explica que a luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, pois, ao dormir na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, o que causa uma sensação de cansaço pela manhã.

Travesseiro errado
“O travesseiro correto deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical, garantindo um sono restaurador e  prevenindo futuros problemas de coluna”, explica Renata.

Bebidas estimulantes e fumar antes de dormir
Tomar um cafezinho ou fumar um cigarro atrasa a chegada do sono e prejudica a qualidade das horas dormidas. O mesmo vale para refrigerantes, chás, e outras bebidas que contêm cafeína. “O ideal é deixar essas bebidas de lado pelo menos uma hora antes de ir para a cama. E, se fumar for inevitável, mesmo sabendo de todos os malefícios que o cigarro causa à saúde, as últimas tragadas devem ser dadas, no máximo, uma hora antes de se recolher ao quarto”, orienta.

Postura incorreta
Manter a coluna sempre alinhada com o tronco melhorar a circulação sanguínea, facilitaa os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo, e pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical.  A posição mais indicada para dormir é de lado, de preferência com um travesseiro entre os joelhos, que devem estar semiflexionados.

Privar-se do sono
A recomendação de especialistas é de pelo menos oito horas de sono diário. “Assim o corpo consegue realizar todas as funções que ocorrem durante o período noturno”, afirma. Mas muita gente acaba não cumprindo esse ciclo, seja por opção ou necessidade, e essa interrupção ou incompletude de qualquer uma das fases do sono podem prejudicar o equilíbrio do organismo e a saúde a longo prazo.

Deixar a TV ligada ou levar aparelhos eletrônicos para a cama
É quase impossível, atualmente, alguém deixar de lado o celular ao se deitar. Mas o problema, assim como no caso da televisão ligada, não é a distração, e sim a luz branca artificial desses aparelhos, que inibe a produção de melatonina. “Assim o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções”, finaliza.

Fazer refeições antes de deitar
Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono. Por isso, os alimentos mais indicados para comer antes de dormir são os que ajudam a relaxar, como alface, maçã, pepino, salsão e ervas como, camomila e cidreira. Também ajudam a garantir um bom repouso os que são fonte de triptofano, como leite e derivados, frutos do mar, grãos integrais e leguminosas, pois a substância participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Fonte: itodas

Escreva um comentário